Fiscalização de Posturas de Chapadão do Céu /GO dá o exemplo

Fonte: http://carlosdegiovanni.blogspot.com/2009/11/chapadao-do-ceu.html 
A maior área preservada do bioma cerrado do planeta fica na área de dois municípios, Chapadão do Céu é um deles. No extremo sudoeste de Goiás, na divisa com Mato Grosso do Sul, a cidade  é o principal portal para o Parque Nacional das Emas (131.868 hectares de reserva).
Além de rios cristalinos, vegetação exuberante e diversidade de animais, Chapadão do Céu lista suas conquistas: primeira cidade digital de Goiás, cidade mais limpa do Brasil, primeira de Goiás no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) e referência na educação e saúde públicas (fonte: Jataí-News).
 
Foto de Antonio Guilherme

 Do site oficial: “Chapadão do Céu é uma cidade pequena, com ruas e avenidas espaçosas, bem arborizadas e ajardinadas. As praças são de estilo moderno, tem nomes sugestivos como Praça do Sol, Praça da Terra e Praça da Lua, assim como todas as vias públicas. A arquitetura dinâmica e criativa oferece uma diversidade visual e ambiental urbana que diferencia Chapadão do Céu da grande maioria das cidades do interior. Tentando combinar a tranqüilidade do interior com a eficiência da modernidade a administração local preocupa-se em realizar o crescimento ordenado, com bastante áreas verdes e de lazer. O comércio em franco desenvolvimento oferece diversas opções. O saneamento básico é adequado, com a rede de esgotos abrangendo 100% da população e tratamento por um biodigestor e as galerias pluviais sendo construídas anteriormente ao asfalto. Na educação e saúde pesados investimentos tem sido feitos para proporcionar qualidade e melhoria de condições aos habitantes. As estradas vicinais tem sido constantemente trabalhadas para oferecer bom acesso a todas as partes do município.”

Município novinho – faz 29 anos em 2011- e, na mesma data em que lançou seu calendário de comemorações de aniversário, deu o exemplo de enfrentamento contra a poluição ambiental. Atendendo denúncias da população, Antonio Carlos Rodrigues, Diretor do Departamento de Receita Tributária acionou a Fiscalização de Posturas, veja a notícia:

Prefeitura de Chapadão do Céu autua armazém por emissão de poluentes

“O Departamento de Receita Tributária, através da Fiscalização de Posturas realizou no dia 26 de julho, a autuação da empresa Líder Armazéns Gerais Ltda., instalada as Margens da Rodovia GO-050, próxima da cidade de Chapadão do Céu (GO), por descumprimento a Lei Complementar 005/94 (Código de Posturas), por emissão de poluentes na atmosfera. Após denúncia dos moradores que residem no entorno das instalações da empresa, foi constatado que a mesma não possui sistema captador de impurezas, causando transtornos não só nos arredores como em bairros mais distantes, onde as películas de grãos de milho acumulam nas ruas, casas, roupas, prejudicando com isso a saúde e o bem estar da população. A empresa providenciou um sistema de captura das películas, porem sem eficiência necessária para evitar a proliferação do poluente. Com base em levantamento, o Departamento de Receita Tributária, da Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Planejamento mobilizou a Fiscalização de Posturas na qual lavrou o Auto de Infração, evidenciando o problema e solicitando um prazo de 07 (sete) dias para a sua regularização, instalação de filtros adequados para conter o resíduo. Caso a empresa não regularize dentro do prazo estipulado, a Fiscalização de Posturas efetuará a lacração do estabelecimento, previsto em Lei. O Diretor do Departamento de Receita Tributária Antônio Carlos Rodrigues informou que será realizada uma triagem nas demais empresas de beneficiamento e de armazenamento de grãos localizadas no perímetro urbano de Chapadão do Céu (GO) para coibir qualquer forma de poluição ambiental.”

Fonte: Prefeitura de Chapadão do Céu

Compartilhar:

Facebook Comentários