Vida de Fiscal com Adriano Abbud

Adriano Abbud
Adriano Abbud

Adriano Abbud, 52, é Fiscal de Urbanismo em Angra dos Reis, RJ. Parte do seu trabalho divulgo aqui:

Iris Tomaelo: Como é a Fiscalização de Posturas no seu Município?

Adriano Abbud: A Fiscalização de Posturas está lotada na Secretaria de Fazenda e, até 2.000, estava a cargo de alguns dos Fiscais Fazendários. Atualmente, trabalhamos junto dos Fiscais Fazendários e dos Auditores, fazemos o combate à publicidade irregular, à venda não licenciada, camelôs e ambulantes, principalmente nas praias durante o verão e outras atividades relacionadas com as posturas: Alvarás, som, etc.

Iris Tomaelo: Há quanto tempo você é Fiscal? Quantos são na Fiscalização de Posturas?

Adriano Abbud: Eu tenho treze anos na Fiscalização e somos em 6 (seis) Fiscais de Urbanismo para a Fiscalização de Posturas. Eu sou o responsável pela Fiscalização de Posturas na Ilha Grande.

Angra dos Reis, RJ - Ilha Grande
Angra dos Reis, RJ – Ilha Grande
Angra dos Reis - Ilha Grande
Angra dos Reis – Ilha Grande

Iris Tomaelo: Como é o seu trabalho? Que foto é esta do helicóptero? Vi que você comentou que se trata de uma operação conjunta com a Polícia Militar.

Adriano Abbud: Angra dos Reis não tem Guarda Municipal, então, cabe à Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) fazer o trabalho. Às vezes, em ação de rotina, pego uma carona para o sobrevôo, já que as praias de Ilha Grande são distantes e o barco está quebrado.

Iris Tomaelo: Tô morrendo de inveja… praias, vôo, barco!!!

Adriano Abbud: Amo o que faço, mas nem tudo são flores. Nosso Código de Posturas é de 1.976. O que nos tranquiliza é que a reformulação já está em andamento, mas isto não atrapalha demais.

De costas, Ubiratan; de azul, Adriano Abbud; e, no celular, Jorge.
De costas, Ubiratan; de azul, Adriano Abbud; e, no celular, Jorge.
Fonte da foto: Diário do Vale
Ação conjunta retira lixo acumulado do Abraão (fonte: Angranews)

Iris Tomaelo: Vocês têm outras operações integradas, além da ação conjunta com a PMRJ nos sobrevôos?

Adriano Abbud: Sim, além da Fiscalização de Posturas na Ilha e no Centro, em conjunto com a PMRJ, ainda ajudamos a TURISANGRA – Fundação de Turismo de Angra dos Reis – junto à Capitania dos Portos, para que os barcos não fiquem atracados mais de meia hora, especialmente quando recebemos navios de passageiros.

Adriano Abbud: Fiscalização de Posturas Municipais de Angra dos Reis, RJ, e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro… integração e parceira  que sempre deu certo, sempre com o objetivo de servir o cidadão.

Ação com Fiscal Beto
Ação com Fiscal Beto

Iris Tomaelo: Então, para quem já tem sol, praias e vôos, só tenho a desejar que o trabalho seja mais orientação e menos confronto. Boa sorte!

Adriano Abbud: É também desejamos o mesmo, afinal, estamos aqui para cuidar do ordenamento urbano e é muito melhor que isto aconteça em harmonia com os cidadãos. Esperamos que nos vejam como um apoio, um auxílio na organização da convivência urbana, não é nossa tarefa arrecadar, no máximo é uma conseqüência.

Comentários

comentários