Belo Horizonte e o caminho das pedras: reivindicações + qualificação

Em Belo Horizonte, MG, a Fiscalização de Posturas é exercida por Fiscais Integrados.

A trajetória destes Fiscais deve ser destacada como exemplo para outras Fiscalizações. Saíram do discurso, das reclamações redundantes e dão a receita para superar as dificuldades: REIVINDICAÇÕES + QUALIFICAÇÃO.

No quesito reivindicações, já publiquei aqui uma parte do que vêm batalhando, leia em:

http://www.fiscaldeposturas.com.br/municipal/2014/09/08/6809/

http://www.fiscaldeposturas.com.br/municipal/2014/07/04/fiscais-integrados-de-belo-horizonte-nota-de-repudio-e-24-horas-de-paralisacao/

E, par e passo com a luta por melhores condições de trabalho, os Fiscais Integrados dão show de profissionalismo com Curso de Capacitação da Fiscalização Integrada de Belo Horizonte.

A magnitude do evento só tem sabor de realização porque foram Fiscais dando aula a Fiscais.

Algumas pílulas sobre o que ocorreu:

outubro/2014 Curso de Capacitação da Fiscalização Integrada


Alysson Caldeira  é Fiscal Integrado. Reproduzo aqui suas impressões, por crer que demonstram as opiniões dos participantes:06/10/2014: As palestras realmente foram boas apesar de muito curtas.ANÁLISE DO SEGUNDO DIA DE CURSO
UM PONTO POSITIVO DE TODAS AS PALESTRAS FOI: UM DEBATE ABERTO
UM PONTO NEGATIVO DE TODAS COMO DE COSTUME O TEMPO DEVERIA TER SIDO O DOBRO
PALESTRA DA CORREGEDORA: FOI INTERESSANTE.
PALESTRA DA SECRETARIA DE COMBATE A CORRUPÇÃO: TAMBÉM INTERESSANTE.
PALESTRA DE EVENTOS: A MELHOR DO DIA. FISCAL –GERENTE CRISTIANO: ME SURPREENDEU O DESEMPENHO NÃO PELO CONTEÚDO MAS PELA SINCERIDADE, JOGO ABERTO NA FALA DO PALESTRANTE.

ANÁLISE DO TERCEIRO DIA DE CURSO
PALESTRA CONTROLE URBANO – OBRAS VIAS E PASSEIOS, EMERGENCIAIS. FOI MUITO BOA E COM TEMPO ADEQUADO. O RESTO DO DIA FOI INICIADA A PARTE DE OBRAS APRESENTADA PELOS FISCAIS INTEGRADOS ORIGINÁRIOS DA ÁREA.
LADO POSITIVO : EXCELENTE APRESENTAÇÃO E DINÂMICA COM PARTICIPAÇÃO DOS PALESTRANTES QUE SE ALTERNARAM AO MICROFONE E COMPLETAVAM OU REFORÇAVAM INFORMAÇÕES. OS ESTUDANTES TAMBÉM AJUDARAM PRINCIPALMENTE SOBRE INFORMAÇÕES DE OUTROS SISTEMAS (informática) DA PBH. PALESTRANTES FORMARAM UM TIME BEM ENTROSADO.

ANÁLISE DO QUARTO DIA DE CURSO
DE MANHÃ TIVEMOS A PASSAGEM DO SECRETÁRIO DE FISCALIZAÇÃO QUE ASSISTIU PARTE DAS PALESTRAS.

PALESTRA MAJOR GILMAR: “ NEGOCIAÇÃO”. FOI TÉCNICA E BEM HUMORADA.
PALESTRA TENENTE CORONEL SILVIO FILHO: “CENÁRIOS E GESTÃO DE RISCOS”. A PALESTRA FOI BEM ADAPTADA PARA A FISCALIZAÇÃO SEGUIMOS ATÉ 12:30
PALESTRA DE OBRAS INICIANDO “PARÂMETROS URBANÍSTICOS”. EXCELENTE APRESENTAÇÃO DA FISCAL FERNANDA; NO FINAL DO DIA A CABEÇA PARECIA entorpecida E PEDIA “QUERO MAIS” MAS O CORPO NÃO ACOMPANHAVA. TEMA EXTENSO ENTÃO FICOU MUITA COISA PARA SER VISTA OUTRO DIA.
AR DA SALA É PESADO, SOMENTE DUAS LÂMPADAS FUNCIONANDO

SOBRE QUARTO DIA DE CURSO. RECEBEMOS POR EMAIL APOSTILA DE OBRAS 99 PAGINAS, ALGUNS PPS. A SMAFIS ENTREGOU A APRESENTAÇÃO DE ONTEM IMPRESSA O QUE FACILITOU ACOMPANHARMOS A APRESENTAÇÃO.

ANÁLISE DO QUINTO DIA DE CURSO
DE MANHA PALESTRANTE FRANCISCO: “ PASSEIOS” FOCADA NA PADRONIZAÇÃO –BEM APRESENTADA, TÉCNICA COM MUITAS DISCUSSÕES SOBRE OS PROBLEMAS DA CIDADE. HOUVE POLEMICA SOBRE USO DO PISO PADRÃO EM LOTE.
PRIMEIRO MILAGRE DO DIA CUMPRIU O HORÁRIO SEM CORRERIA.
DE TARDE 1- RICARDO (projeta bem a voz nem precisa de microfone): DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA E TAPUME BARRACÃO. UMA POLEMICA SOBRE O RECUO DO BARRACÃO. MELHOR CONCLUSÃO: DETALHAR MELHOR O PRAZO DE VALIDADE DA PERMANÊNCIA DO BARRACÃO NAS LICENÇAS.
2-LIRA: LICENÇAS. SITUAÇÃO DEMOLIÇÃO SEM LICENÇA. ENTÃO SEGUE-SE A VIDA CONFORME ROTEIRO DO SIF.

10/10/2014 - Rovena Nacif Martins?:  criatividade, bom humor e agora vou lembrar sempre onde ficam das plataformas de segurança. Ricardo show!
10/10/2014 – Rovena Nacif Martins?: criatividade, bom humor e agora vou lembrar sempre onde ficam das plataformas de segurança. Ricardo show!
ANÁLISE DO SEXTO DIA DE CURSO
1-OBRA EM LOGRADOURO PUBLICO, ALVARÁ 2-MOVIMENTAÇÃO DE TERRA E ENTULHO E LICENÇAS 3 RECOMPOSIÇÃO OBRAS CORRETIVAS 4 OBRA EM SITUAÇÃO DE RISCO, LAUDO TÉCNICO RISCO DE ESTABILIDADE-
DIA MUITO BOM COM DIVERGÊNCIAS SOBRE APLICAR CÓDIGO DE POSTURAS OU DE OBRAS NA INTERPRETAÇÃO DE MOVIMENTAÇÃO DE TERRA. OS FISCAIS DE OBRAS CONTINUAM COM UMA APRESENTAÇÃO NOTA 10 E COLETIVA; ELES FAZEM INTERVENÇÕES COMPLETANDO OU REFORÇANDO AS IDÉIAS APRESENTADAS.
LOCAL: REGIONAL NORDESTE DE MANHA COM 04 VENTILADORES, COP NA SEDE DA BHTRANS A TARDE COM AR CONDICIONADO E MOBILIÁRIO PADRÃO FIFAANÁLISE DO SÉTIMO DIA DE CURSO:
RESUMINDO SOBREVIVEMOS A DESIDRATAÇÃO E CALOR COM AJUDA DOS VENTILADORES.
OBRA APROVADA ENTULHO – TAPUME BARRACÃO A.R.T e R.R.T BAIXA – RAQUEL E LEONARDO NO COMANDO OUTROS FISCAIS CONTINUAM SEMPRE AJUDANDO.
A TARDE: LEITURA DE PLANTA FERNANDA E RICARDO FOI UMA AULA RÁPIDA POIS O ESTUDO DE PLANTAS EXIGIRIA UM CURSO MAIS LONGO. DEPOIS VISITA A OBRAS grandes!ANÁLISE DO OITAVO DIA DE CURSO
PALESTRAS SOBRE PATRIMÔNIO – CARLOS HENRIQUE BICALHO – DIRETOR DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO: EM 15 MINUTOS A PARTICIPAÇÃO DA PLATEIA E O INTERESSE FOI AUMENTANDO.
Continuamos com o calor e o tempo seco
NA SEQUENCIA IMÓVEIS TOMBADOS EM TOMBAMENTO E DE INTERESSE CULTURAL –FERNANDA- ANALISAMOS AÇÃO FISCAL, SITUAÇÕES, APLICAÇÃO DA LEI.
SUGESTÃO A TODOS: DURANTE A APRESENTAÇÃO NÃO FAZER PERGUNTAS A CADA PÁGINA DA APRESENTAÇÃO PPS no dia de hoje MUITAS PERGUNTAS JÁ TINHAM A RESPOSTA CONTEMPLADA NA PRÓXIMA PAGINA
DE TARDE: VISTORIA EXTERNA

ANÁLISE DO NONO DIA DE CURSO
OBRA IRREGULAR – WARLEY E LIRA
ÓTIMA APRESENTAÇÃO: EMBARGO, NOTIFICAÇÃO PARA PERMITIR VISTORIA, ACRÉSCIMO E DECRÉSCIMO DE ÁREA, MUDANÇA DE USO DA CONSTRUÇÃO.

Ainda me chamou atenção a seguinte ponderação de Alysson CaldeiraNão filmamos e acho que não devemos filmar, pois assim todos temos mais liberdade para falar expondo pontos de vista e divergências. Quanto ao material didático parte foi encaminhada por email, mas trata-se de uma turma piloto e o material pode e será revisado e melhorado para as próximas turmas.ACIMA DE TUDO APRESENTADO, CONSIDERO QUE AS FALAS, CASOS, EXEMPLOS SÃO UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA QUE O MATERIAL DIDÁTICO NÃO SUBSTITUI.
Agora falta resolver a questão do nível superior, do trabalho no final de semana (ruim isto de 1 x 1, para descanso) e da segurança do Fiscal, né?!

Leia também em:

http://sindibel.com.br/index.php/14-noticias/506-vistoria-do-sindibel-identifica-risco-elevado-para-os-fiscais-que-trabalham-no-entorno-do-mineirao

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=175271&pIdPlc&app=salanoticias

Journal Petit Enfant: Fiscais da PBH iniciam curso de aperfeiçoamento profissional - 06/10/14
Foto de Journal Petit Enfant: Fiscais da PBH iniciam curso de aperfeiçoamento profissional – 06/10/14
 Opinião desta redatora

Se a sua Fiscalização tem muitos Fiscais, por que ainda não fez um curso nos moldes do Curso de Capacitação da Fiscalização Integrada de Belo Horizonte?

Se a sua Fiscalização tem poucos Fiscais, qual é a razão pela qual ainda não realizou um ciclo de reuniões entre vocês e quem pode ajudar a melhorar o conhecimento… vale a pena ouvir outros colegas, Secretário, Promotor, Delegado, PM, Presidente de Associação Comercial, professor, engenheiro, qualquer um que possa contribuir?

A programação é a mesma, grande ou pequena a Fiscalização: abertura, exposição de teoria, se possível com material impresso, almoço, visita técnica, encerramento. Vale usar até a Câmara como espaço para o evento.

O que é imprescindível: divulgação do evento!!! A população e outros servidores devem conhecer a Fiscalização.

Sem capacitação, sem qualificação, reivindicar fica difícil, ainda que não impossível.

 

 

 

 

Compartilhar:

Facebook Comentários