Perseverança sob pressão: OSS, para os Fiscais de Cariacica

Fiscais de Cariacica, ES, em curso de capacitação

Nós, Fiscais de Atividades Urbanas, na melhor sinonímia para Fiscais de Posturas, Fiscais de Atividades Econômicas ou Fiscais Municipais, cotidianamente vivenciamos situações de risco, ora contornando conflitos ora agindo com energia e incisivamente para evitar confrontos.

Não é incomum entrarmos em algum lugar e sofrermos intimidação. Sei que o correto é se retirar, buscar reforço da Polícia Militar ou da Guarda Civil Municipal e voltar ao local. Mas, se um mais exaltado vem pra cima, é fatal! O Fiscal vai mesmo ser agredido, porque nunca foi, nem de leve, preparado para evitar a ameaça física.

Não que a gente deva partir pro olho por olho, dente por dente! É que um treinamento de defesa pessoal prepara o Fiscal para ficar em estado de alerta, melhora seu potencial para a avaliação de riscos físicos. É preciso que aprenda a se defender, a ter uma noção de como se portar na abordagem em situação urbana.

Eu sempre recomendei como condição pessoal para o Fiscal que se capacitasse para defesa pessoal. Finalmente isto aconteceu em pelo menos uma equipe de Fiscais.

Os primeiros a realizar uma capacitação mínima de defesa pessoal foram os Fiscais de Cariacica, ES, que participaram de um seminário de suporte no Centro de Treinamento do bairro de Campo Grande, na Academia Fitness Club Filial.

O tatame ficou lotado com grupos de Fiscais e de segurança pública e privada, sob os cuidados da Equipe Vinícius Prudêncio BJJ. É o início! Torço para que os Fiscais de tempos em tempos voltem ao tatame e pratiquem jiu jitsu.

Parabéns, Fiscais de Cariacica!!!

“Jiu-jitsu: melhor saber e não precisar do que precisar e não saber” 

Saudação – imagem http://makaracaju.blogspot.com

 

 

Comentários

comentários