

Vida de Fiscal
Belo Horizonte e o caminho das pedras: reivindicações + qualificação
Em Belo Horizonte, MG, a Fiscalização de Posturas é exercida por Fiscais Integrados.
A trajetória destes Fiscais deve ser destacada como exemplo para outras Fiscalizações. Saíram do discurso, das reclamações redundantes e dão a receita para superar as dificuldades: REIVINDICAÇÕES + QUALIFICAÇÃO.
No quesito reivindicações, já publiquei aqui uma parte do que vêm batalhando, leia em:
https://www.fiscaldeposturas.com.br/municipal/2014/09/08/6809/
E, par e passo com a luta por melhores condições de trabalho, os Fiscais Integrados dão show de profissionalismo com Curso de Capacitação da Fiscalização Integrada de Belo Horizonte.
A magnitude do evento só tem sabor de realização porque foram Fiscais dando aula a Fiscais.
Algumas pílulas sobre o que ocorreu:
Alysson Caldeira é Fiscal Integrado. Reproduzo aqui suas impressões, por crer que demonstram as opiniões dos participantes:06/10/2014: As palestras realmente foram boas apesar de muito curtas.ANÁLISE DO SEGUNDO DIA DE CURSO UM PONTO POSITIVO DE TODAS AS PALESTRAS FOI: UM DEBATE ABERTO UM PONTO NEGATIVO DE TODAS COMO DE COSTUME O TEMPO DEVERIA TER SIDO O DOBRO PALESTRA DA CORREGEDORA: FOI INTERESSANTE. PALESTRA DA SECRETARIA DE COMBATE A CORRUPÇÃO: TAMBÉM INTERESSANTE. PALESTRA DE EVENTOS: A MELHOR DO DIA. FISCAL –GERENTE CRISTIANO: ME SURPREENDEU O DESEMPENHO NÃO PELO CONTEÚDO MAS PELA SINCERIDADE, JOGO ABERTO NA FALA DO PALESTRANTE. ANÁLISE DO TERCEIRO DIA DE CURSO ANÁLISE DO QUARTO DIA DE CURSO SOBRE QUARTO DIA DE CURSO. RECEBEMOS POR EMAIL APOSTILA DE OBRAS 99 PAGINAS, ALGUNS PPS. A SMAFIS ENTREGOU A APRESENTAÇÃO DE ONTEM IMPRESSA O QUE FACILITOU ACOMPANHARMOS A APRESENTAÇÃO. ANÁLISE DO QUINTO DIA DE CURSO |

10/10/2014 – Rovena Nacif Martins?: criatividade, bom humor e agora vou lembrar sempre onde ficam das plataformas de segurança. Ricardo show!
ANÁLISE DO SEXTO DIA DE CURSO 1-OBRA EM LOGRADOURO PUBLICO, ALVARÁ 2-MOVIMENTAÇÃO DE TERRA E ENTULHO E LICENÇAS 3 RECOMPOSIÇÃO OBRAS CORRETIVAS 4 OBRA EM SITUAÇÃO DE RISCO, LAUDO TÉCNICO RISCO DE ESTABILIDADE- DIA MUITO BOM COM DIVERGÊNCIAS SOBRE APLICAR CÓDIGO DE POSTURAS OU DE OBRAS NA INTERPRETAÇÃO DE MOVIMENTAÇÃO DE TERRA. OS FISCAIS DE OBRAS CONTINUAM COM UMA APRESENTAÇÃO NOTA 10 E COLETIVA; ELES FAZEM INTERVENÇÕES COMPLETANDO OU REFORÇANDO AS IDÉIAS APRESENTADAS. LOCAL: REGIONAL NORDESTE DE MANHA COM 04 VENTILADORES, COP NA SEDE DA BHTRANS A TARDE COM AR CONDICIONADO E MOBILIÁRIO PADRÃO FIFAANÁLISE DO SÉTIMO DIA DE CURSO: RESUMINDO SOBREVIVEMOS A DESIDRATAÇÃO E CALOR COM AJUDA DOS VENTILADORES. OBRA APROVADA ENTULHO – TAPUME BARRACÃO A.R.T e R.R.T BAIXA – RAQUEL E LEONARDO NO COMANDO OUTROS FISCAIS CONTINUAM SEMPRE AJUDANDO. A TARDE: LEITURA DE PLANTA FERNANDA E RICARDO FOI UMA AULA RÁPIDA POIS O ESTUDO DE PLANTAS EXIGIRIA UM CURSO MAIS LONGO. DEPOIS VISITA A OBRAS grandes!ANÁLISE DO OITAVO DIA DE CURSO PALESTRAS SOBRE PATRIMÔNIO – CARLOS HENRIQUE BICALHO – DIRETOR DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO: EM 15 MINUTOS A PARTICIPAÇÃO DA PLATEIA E O INTERESSE FOI AUMENTANDO. Continuamos com o calor e o tempo seco NA SEQUENCIA IMÓVEIS TOMBADOS EM TOMBAMENTO E DE INTERESSE CULTURAL –FERNANDA- ANALISAMOS AÇÃO FISCAL, SITUAÇÕES, APLICAÇÃO DA LEI. SUGESTÃO A TODOS: DURANTE A APRESENTAÇÃO NÃO FAZER PERGUNTAS A CADA PÁGINA DA APRESENTAÇÃO PPS no dia de hoje MUITAS PERGUNTAS JÁ TINHAM A RESPOSTA CONTEMPLADA NA PRÓXIMA PAGINA DE TARDE: VISTORIA EXTERNA ANÁLISE DO NONO DIA DE CURSO |
Ainda me chamou atenção a seguinte ponderação de Alysson CaldeiraNão filmamos e acho que não devemos filmar, pois assim todos temos mais liberdade para falar expondo pontos de vista e divergências. Quanto ao material didático parte foi encaminhada por email, mas trata-se de uma turma piloto e o material pode e será revisado e melhorado para as próximas turmas.ACIMA DE TUDO APRESENTADO, CONSIDERO QUE AS FALAS, CASOS, EXEMPLOS SÃO UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA QUE O MATERIAL DIDÁTICO NÃO SUBSTITUI. |
Agora falta resolver a questão do nível superior, do trabalho no final de semana (ruim isto de 1 x 1, para descanso) e da segurança do Fiscal, né?!
Leia também em:

Foto de Journal Petit Enfant: Fiscais da PBH iniciam curso de aperfeiçoamento profissional – 06/10/14
Opinião desta redatora
Se a sua Fiscalização tem muitos Fiscais, por que ainda não fez um curso nos moldes do Curso de Capacitação da Fiscalização Integrada de Belo Horizonte?
Se a sua Fiscalização tem poucos Fiscais, qual é a razão pela qual ainda não realizou um ciclo de reuniões entre vocês e quem pode ajudar a melhorar o conhecimento… vale a pena ouvir outros colegas, Secretário, Promotor, Delegado, PM, Presidente de Associação Comercial, professor, engenheiro, qualquer um que possa contribuir?
A programação é a mesma, grande ou pequena a Fiscalização: abertura, exposição de teoria, se possível com material impresso, almoço, visita técnica, encerramento. Vale usar até a Câmara como espaço para o evento.
O que é imprescindível: divulgação do evento!!! A população e outros servidores devem conhecer a Fiscalização.
Sem capacitação, sem qualificação, reivindicar fica difícil, ainda que não impossível.
Vida de Fiscal
Questionário para Fiscais

Olá, colega Fiscal!
Sou Juvenal Marcelino, servidor efetivo no município de Vila Velha-ES, e estou Presidente da ANAFISC – Associação Nacional dos Fiscais e Auditores Fiscais de Atividades Urbanas do Brasil.
No momento, nossa diretoria tem se reunido, através de vídeo conferência, para tratar sobre como podemos, enquanto entidade representativa da categoria, colaborar com todos os Fiscais e Auditores Fiscais do Brasil, que estão indo às ruas para cumprir decretos Municipais, Estaduais e Federais, que impõem fechamento de atividades comerciais não essenciais, no enfrentamento ao Coronavirus.
Para tanto, solicito a gentileza de responder as breves perguntas abaixo formuladas e, que sejam enviadas para o email: [email protected]
Não se preocupe, seus dados serão mantidos em absoluto sigilo.
1. Qual a sua cidade e função?
2. Foi feito algum decreto de fechamento do comércio local?
3. Como está sendo feito o trabalho das Fiscalizações nesse período?
4. Que tipo de EPIs (máscaras, luvas, álcool em gel ou outros) lhe foram disponibilizados?
5. Caso não tenha sido fornecido nenhum, você entende que foi por descaso ou negligência dos Gestores ou foi porque eles não estão conseguindo realizar as compras desses materiais nesse momento?
6. Tem alguma sugestão para que a ANAFISC possa colaborar com você e demais colegas, nesse momento de crise?
7. Você tem ciência que as atividades de fiscalizaçao e vigilancia foram declaradas como Atividades Essenciais?
Peço ainda a gentileza de divulgar esse questionário nos seus grupos de Whatsapp, para que possamos alcançar o maior número de colegas possível.
Agradeço sua atenção e aguardo respostas.
Fiquem bem.
Att.
Juvenal Marcelino dos Santos
Presidente da ANAFISC
Março de 2.020
Facebook Comentários
Vida de Fiscal
Porque eu adoro selfies, hoje é a vez da Lilia Souza!

Vida de Fiscal
É o IX Erefau… mas, tira férias e aproveita o paraíso!

- Esta matéria sofrerá acréscimos até a data da realização do IX Erefau.
- Retorne posteriormente para checar atualizações.
Estão abertas as inscrições para o IX Erefau, que vai acontecer nos dias 15 a 17 de agosto de 2019, na cidade de Cabo de Santo Agostinho, PE.
Aqui, um pouquinho do trabalho dos FAUs cabenses:
A convite do Superintendente de Controle Urbano, Major João José Félix Júnior, confirmei meu nome, Iris Tomaelo, na Palestra 1, sob o tema “Visibilidade dos Fiscais de Atividades Urbanas”.
Pra aguçar a vontade de vocês, olha só o que vamos encontrar:
A hospedagem que os organizadores estão indicando é o Hotel Canarius Gaibu, saindo daí o traslado até o local do evento, ainda não divulgado.
PROGRAMAÇÃO
15/08/2019
TARDE
14:00hrs às 15:00hrs: Credenciamento
15:00hrs às 15:30hrs: Apresentação cultural
15:30hrs às 16:00hrs: Fala solene de abertura
16:00hrs às 17:00hrs Palestra1: Visibilidade dos Fiscais de Atividades Urbanas
17:00hrs Encerramento (Coquetel)
16/08/2019
MANHÃ
09:00hrs às 09:50hrs Palestra 2: Poder de PolíciaAdministrativo, Legislação e Competências.
09:50hrs às 10:15hrs Debate
10:15hrs às 10:45hrs: Coffe Break
10:45hrs às 11:35hrs Palestra 3: A Importância da Fiscalização em Áreas Protegidas.
11:35hrs às 12:00hrs: Debate.
12:00hrs às 14:00hrs: Almoço.
?TARDE
14:00hrs às 14:50hrs Palestra 4: Ferramentas Tecnológica para a Fiscalização.
14:50hrs às 15:15hrs: Debate.
15:15 às 15:45: Coffe Break.
15:45hrs às 16:35hrs Palestra 5: Fortalecimento da Carreira.
16:35hrs às 17:00hrs: Debate.
?17/08/2019
MANHÃ
?09:00hrs às 10:30hrs: Visita Técnica (Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti).
10:30hrs às 11:00hrs: Coffe Break.
11:00hrs às 11:30hrs: Debate.
11:30hrs às 14:00hrs: Almoço.
TARDE
14:00hrs às 14:30hrs: Leitura da Carta.
14:30hrs às 15:00hrs: Votação.
15:00hrs às 15:30hrs: Encerramento.
Facebook Comentários
- Matérias10 anos atrás
Lava-jato: adequações ambientais
- Modelos e manuais5 anos atrás
Manual de Fiscalização de Obras e Posturas Municipais
- Editorial9 anos atrás
Cabine de Pintura – idéias “caseiras”
- Modelos e manuais5 anos atrás
Modelo de Auto de Infração
- Modelos e manuais5 anos atrás
Modelo de Termo de Notificação
- Notícias9 anos atrás
Uma “Dama de Ferro” para a Fiscalização de Posturas
- Notícias6 anos atrás
Corumbá, MS: Edvaldo Apontes Rodrigues (Dino Rodrigues) e sua equipe de Fiscais
- Modelos e manuais5 anos atrás
Modelo de Termo de Apreensão
Facebook Comentários